segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

História do Carnaval - A festa mais popular

O Carnaval é a festa popular brasileira mais famosa em todo o mundo. A origem mais provável de seu aparecimento por aqui é o entrudo português, que aglutinava várias brincadeiras, muitas delas gerando violência. Porém, o mais comum eram as pessoas atirando água, farinha, ovos podres e fuligem umas nas outras.

É certo que o Carnaval é realizado na época anterior à Quaresma, período do calendário católico destinado à penitência, mas a sua simbologia é a da libertação. O entrudo, trazido para o Brasil ainda no século XVII, sofre influências dos carnavais europeus, especialmente da França e Itália, a partir do século XIX.

Ainda em meados do século XIX, grupos de foliões começaram a tocar bumbos e tambores, fazendo arruaças e muito barulho a partir das 22 horas do sábado. Essa iniciativa ficou conhecida como "Bloco do Zé Pereira". Um pouco mais adiante, incorporando tradições européias, máscaras, adereços e fantasias, como pierrô, colombina e Rei Momo, passaram a fazer parte da paisagem do Carnaval brasileiro.

Já no século XX surgiram os corsos, os cordões e, em 1928, a primeira escola de samba, a Deixa Falar, criada pelo famoso sambista Ismael Silva.

O Carnaval da cidade do Rio de Janeiro, com o tradicional desfile das escolas de samba, é o mais famoso mundialmente. Entretanto, o chamado Carnaval de Rua permanece seduzindo multidões, principalmente em Salvador, Recife e Olinda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário