sábado, 17 de janeiro de 2015

Carnaval de Brasília agoniza e pede ajuda!

A um mês do carnaval, blocos e escolas de samba, fazem malabarismo para tentar garantir a folia nas ruas. Diante da crise enfrentada pelo Governo do Distrito Federal, que suspendeu o repasse de verba pública para a festa, por causa de uma grande dívida deixada pelo então Governador Agnelo Queiroz, os responsáveis pelo carnaval têm feito o quê podem para reverter a situação.
 
O governo prometeu ajuda e tem feito reuniões com empresários da cidade na tentativa de arrecadar dinheiro para viabilizar os desfiles dos blocos e das escolas de samba. O que já foi confirmado pelo GDF é a disponibilidade da estrutura pública para a festa, como segurança, fechamento das vias, disponibilidade de transporte e toda infraestrutura. Recursos que não exigem investimento direto de verba pública.
Em entrevista ao DFTV 1ª Edição deste sábado, 17, o Secretário de Turismo do DF, Jaime Recena, disse que até o final da próxima semana será possível anunciar o resultado das reuniões e o que foi conseguido com as empresas privadas. De acordo com a União das Escolas de Samba do DF, ainda dá tempo de colocar o carnaval na avenida. Mas, para isso, são necessários R$ 5,5 milhões de reais.
 
divulgação
 
A falta de dinheiro também preocupa a Liga dos Blocos, que organiza a folia nas ruas. Já que para fazer a festa é necessário contratar trios elétricos e bandas. Para tentar fugir da crise, blocos tradicionais da cidade como o Galinho de Brasília, resolveu pedir ajuda aos foliões na internet. A diretoria disponibilizou uma conta corrente (ver quadro abaixo) e pede ajuda aos foliões e apaixonados pelo frevo que contribuam com qualquer quantia.
divulgação
 
A turma do Pacotão também pretende botar o bloco na rua. Nesta sexta-feira, eles realizaram, no Conic, a prévia do 37º Concurso de Marchinhas, que vai acontecer no próximo sábado, na 408/409 Norte. Forte concorrente na disputa pelo primeiro lugar entre as mais de 20 letras inscritas no concurso, a marchinha “Agnelo Deu Calote” é a grande aposta para este ano do cartunista aposentado Joka Pavaroti, de 63 anos, fundador do Pacotão. "Como é que pode? Como é que pode? Como é que pode o Agnelo deu calote?", cantou Joka. Acompanhado da Banda Podre, ele relembrou os antigos sucessos do bloco, como o Palpite Infeliz, O Caro é o Alho, As Periguetes, Arruda Cai Fora e Perereca de Bigode, e ainda aproveitou para cantar as novas composições. Entre elas, marchinhas que trazem à tona temas polêmicos e atuais, como o escândalo na Petrobras; a conduta do ex-governador Agnelo Queiroz; a derrota do Brasil na Copa do Mundo e a liberação do medicamento canabidiol.
 
Raphael Ribeiro/Jornal de Brasília
 
Mesmo sem ajuda financeira do governo ou de empresas privadas, Brasília vai ter Carnaval. Não será um espetáculo como a cidade e os foliões merecem, mas os blocos independentes, como Babydoll de Nylon e Suvaco da Asa, prometem fazer a festa com muita animação, descontração e alegria.
 
O blog Carnaval da Capital se solidariza com todas as escolas de samba, blocos de rua e trios do DF e com os envolvidos na organização da folia em Brasília. Entendemos o momento de crise do governo!  No entanto, a mobilização geral deixa claro que o carnaval é uma festa que faz parte da cultura popular e merece todo respeito dos governantes! Esperamos que a partir deste episódio, o GDF, juntamente com as lideranças carnavalescas se reúnam para elaborar um projeto e traçar metas para que a folia de momo a partir de 2016, não mais precise ser prejudicada em Brasília por má gestão ou indiferença política como já aconteceu em anos anteriores.
 
Texto: Bruno Feittosa com informações do Jornal de Brasília e TV Globo.
 
Mais Informações:
Segue abaixo, os dados da conta bancária para os que desejarem fazer a sua contribuição:
Nome: GREN - Galinho de Brasília
CNPJ: 37.138.385/0001-68
Banco 070 – Banco de Brasília (BRB)
Agência: 214
Conta Corrente: 017.422-9

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário